Educação Especial
No presente ano letivo (2024/2025), o Departamento Curricular de Educação Especial do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas é composto por 11 docentes e coordenado pela professora Elisabete Talhinhas.
Estes docentes constituem um recurso específico de apoio à aprendizagem e à inclusão e a eles compete cumprir o disposto no nº 4 do artº 11º no Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho, com as alterações previstas na Lei nº 116/2018, de 13 de setembro, o qual estabelece que:
“4 — O docente de educação especial, no âmbito da sua especialidade, apoia, de modo colaborativo e numa lógica de corresponsabilização, os demais docentes do aluno na definição de estratégias de diferenciação pedagógica, no reforço das aprendizagens e na identificação de múltiplos meios de motivação, representação e expressão.”
Este trabalho colaborativo abrange, assim, todos os alunos que beneficiam de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, ainda que a atuação do docente de Educação Especial varie de acordo com as necessidades específicas dos discentes.
A intervenção especializada requerida por muitos dos alunos com medidas seletivas e/ou adicionais é, ainda, assegurada por duas terapeutas da fala, uma terapeuta ocupacional e assistentes operacionais, para além dos três psicólogos que apoiam, para além destes, um grande número de alunos com necessidades diversas.
Público alvo
No presente ano letivo, cerca de 350 discentes beneficiam de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, sendo que mais de 100 necessitam de medidas seletivas e/ou adicionais. São estes os alunos que carecem de uma intervenção mais direta e intensiva por parte dos docentes de Educação Especial, técnicos especializados e assistentes operacionais.
São várias as condições que determinam a necessidade de mobilizar medidas seletivas e/ ou adicionais, assim como recursos específicos especializados. São elas:
- dislexia;
- perturbação de hiperatividade e défice de atenção;
- autismo;
- défice intelectual;
- défice motor;
- défice auditivo;
- multideficiência.
Recursos materiais
As salas destinadas aos apoios especializados constituem uma importante valência do Centro de Apoio à Aprendizagem, porquanto permitem disponibilizar aos alunos com medidas seletivas e/ ou adicionais uma intervenção especializada, complementar à da sala de aula, com recurso a materiais específicos, num ambiente estruturado e securizante.
Estes espaços estão localizados nas escolas seguintes:
Escola |
Espaço |
Equipamentos |
Jardim de Infância de São Brás de Alportel |
Sala de ensino estruturado
Sala de terapias/ psicologia |
- Área de acolhimento - Área de aprendizagem - Área de trabalho autónomo - Área de lazer - Computadores/tablet - Jogos - Materiais específicos |
EB1 nº 2 |
Sala de apoio |
- Jogos - Materiais específicos |
EB1 nº 3 |
Sala de apoio |
- Jogos - Materiais específicos |
EB 2,3 Bernardo de Passos |
Duas salas OREO (Outras Respostas Educativas)
Sala de ensino estruturado/ Atividades da Vida Diária |
- Computadores/tablet - Jogos - Materiais específicos
- Área de acolhimento - Área de aprendizagem - Área de trabalho autónomo - Área de lazer - Computadores - Jogos - Materiais específicos - Cozinha |
Escola Secundária José Belchior Viegas |
Sala OREO |
- Computadores/tablet - Jogos - Materiais específicos - Cozinha |
Nas restantes escolas do 1º ciclo, devido à escassez de espaços disponíveis, os apoios especializados são dinamizados nas salas de aula, em salas multiuso ou nos refeitórios.
Atividades desenvolvidas no CAA
Em cumprimento do estipulado no nº 5 do artº 13º do Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho, com as alterações previstas na Lei nº 116/2018, de 13 de setembro, os docentes de Educação Especial, técnicos especializados e assistentes operacionais desenvolvem, no Centro de Apoio à Aprendizagem, atividades específicas com alunos que usufruem de medidas adicionais, as quais complementam o trabalho realizado na sala de aula. São, ainda, desenvolvidas atividades específicas com alguns alunos que beneficiam de medidas seletivas.
Seguem-se alguns exemplos das atividades realizadas por estes profissionais no Centro de Apoio à Aprendizagem:
1º Ciclo
Resolução de uma situação problemática – 1º ciclo
Foi a partir de uma situação de fim-de-semana vivida e relatada pelo aluno que se criou uma situação problemática, para o mesmo resolver.
Foi estimulado o raciocínio lógico com concretização, utilizando material didático.
Paisagens de outono é uma composição que associa aguarela e colagens de elementos naturais. Cada aluno realizou a sua composição com as folhas secas que recolheu.
Autorretrato
Apresentação individual de cada aluno, no início do ano letivo.
Construção de texto - 1º ciclo
Atividade de escrita no computador com auxílio do livro do abecedário: permite a aprendizagem das letras (vogais e consoantes), construção de palavras e frases; proporciona a exploração do teclado do computador (familiarização com a localização de cada letra) e exploração das ferramentas do “Word”.
Tangram: jogo de quebra-cabeças é utilizado como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas, que desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico.
Jogos de Motricidade fina (enfiamentos): Permitem a estimulação sensorial e desenvolvem os movimentos das mãos e dos dedos.
Projeto Horta Pedagógica: A maioria dos alunos vive em apartamentos e estão distanciados do contacto com a Natureza, desconhecendo muitas vezes as fontes de origem e os modos de produção dos alimentos que consomem. A Horta Pedagógica é uma solução de base natural no meio urbano (na escola) que proporciona às crianças a possibilidade de experimentar e produzir os seus próprios vegetais, através de práticas biológicas, potenciando a aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis (que podem ter impacto nas famílias e em contextos de convivência).
Esta atividade permite: o contacto com a Natureza e biodiversidade, desenvolvendo o respeito pela sua preservação; Iniciar-se na “arte” do cultivo (semear, plantar, cuidar, e acompanhar o crescimento das plantas), respeitando os ritmos das plantas.; Desenvolver a compreensão em relação à produção de vegetais; Realizar experiências de aprendizagem (ativas, significativas, diversificadas, socializadoras e estimulantes); Estimular a criatividade, a curiosidade, a apreciação da beleza, o cuidado, o respeito, a solidariedade, a partilha e a cooperação; Promover competências para a vida (gestão de tarefas, organização, responsabilidade, trabalho em equipa, autoconfiança e motivação); Promover a alimentação saudável estimulando a introdução de novos e variados alimentos vegetais na alimentação das crianças; Melhorar a literacia sobre a agricultura biológica (conceito e práticas); Promover o reconhecimento e respeito pela profissão agricultor; Introduzir conceitos de circularidade; Reconhecer a importância do solo.
2.º/3.º Ciclos e Secundário
Estimulação sensorial
Atividade de experimentação com diversas cores, formas e texturas.
Projeto “Aprender com Arte”
Atividades plásticas desenvolvidas no âmbito do projeto Cultural e Artístico do Agrupamento, dinamizadas pela professora Carla Farias.
Culinária
Preparação de doces, salgados e refeições ligeiras no âmbito das Atividades da Vida Diária.
Associações de apoio a pessoas com deficiência:
- A.P.P.C. Faro - Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro - https://www.appc-faro.org.pt/pt/
- A.P.A.C.D.M - Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais - https://aapacdm.com/
- Existir -Associação para a intervenção e Reabilitação de populações deficientes e desfavorecidas - https://existir.org.pt/
- APPDA-Algarve – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - https://appda-algarve.pt/
- APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve - http://apexa.org/
- ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal - https://www.acapo.pt/
- ASMAL - Associação de Saúde Mental do Algarve - https://asmal.org.pt/asmal/
- Fundação Irene Rolo - https://w.fir.pt/
Recursos pedagógicos e didáticos:
- ARASAAC - Centro Aragonês de Comunicação Aumentativa e Alternativa - https://arasaac.org/