O que é o CAA?
1 – INTRODUÇÃO
“O centro de apoio à aprendizagem é uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola.” (DL nº 54/2018 – artº 13º)
O CAA do Agrupamento José Belchior Viegas compreende, assim, todos os espaços físicos onde se desenvolvem atividades de apoio à aprendizagem e à inclusão dinamizadas pelos recursos humanos (professores, técnicos especializados, assistentes operacionais) de que o agrupamento dispõe para o efeito.
2 – Constituição do CAA
Os espaços físicos do CAA do Agrupamento José Belchior Viegas incluem:
- as salas OREO (Outras Respostas Educativas), onde decorrem as aulas de apoio especializado e/ou apoio educativo (1º ciclo);
- as duas salas de ensino estruturado (JI de São Brás de Alportel e EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos);
- os gabinetes do SPO;
- a sala de terapias (JI de São Brás de Alportel);
- o Centro de Aprendizagem (Escola Secundária);
- as Bibliotecas Escolares;
- os pavilhões gimnodesportivos.
3 – Objetivos do CAA
Com vista ao cumprimento dos objetivos gerais e específicos definidos no artº 13º do Decreto-Lei nº 54/ 2018, o Centro de Apoio à Aprendizagem mobiliza recursos e apoia o desenvolvimento das atividades que de seguida se apresentam:
Objetivos Gerais (Nº 2 do artº 13º do DL nº 54/2018) |
Objetivos Específicos (Nº 6 do artº 13º do DL nº 54/2018) |
Operacionalização |
a) Apoiar a inclusão das crianças e jovens no grupo/turma e nas rotinas e atividades da escola, designadamente através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo;
b) Promover e apoiar o acesso à formação, ao ensino superior e à integração na vida pós–escolar;
c) Promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida autónoma. |
a) Promover a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem;
b) Apoiar os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem;
c) Apoiar a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação para as diversas componentes do currículo;
d) Desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;
e) Promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem;
f) Apoiar a organização do processo de transição para a vida pós-escolar. |
- Coadjuvação (1º CEB) - Apoio educativo - Assessorias - Apoio especializado (Ed. Especial, Psicologia, Terapia da Fala e Ocupacional) - Acompanhamento por assistentes operacionais - Docente de Educação Especial de referência - Criação de um banco de recursos (em desenvolvimento) - Equipas pedagógicas - Salas OREO - Salas de ensino estruturado - Atividades de enriquecimento curricular - Bibliotecas escolares - Desporto Escolar - Estágios de sensibilização em contexto laboral - Protocolos com instituições, serviços e estabelecimentos comerciais da comunidade |