O que é o CAA?

1 – INTRODUÇÃO

 “O centro de apoio à aprendizagem é uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola.” (DL nº 54/2018 – artº 13º)

 

O CAA do Agrupamento José Belchior Viegas compreende, assim, todos os espaços físicos onde se desenvolvem atividades de apoio à aprendizagem e à inclusão dinamizadas pelos recursos humanos (professores, técnicos especializados, assistentes operacionais) de que o agrupamento dispõe para o efeito.

 

2 – Constituição do CAA

Os espaços físicos do CAA do Agrupamento José Belchior Viegas incluem:

              - as salas OREO (Outras Respostas Educativas), onde decorrem as aulas de apoio especializado e/ou apoio educativo (1º ciclo);

              - as duas salas de ensino estruturado (JI de São Brás de Alportel e EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos);

              - os gabinetes do SPO;

              - a sala de terapias (JI de São Brás de Alportel);

              - o Centro de Aprendizagem (Escola Secundária);

              - as Bibliotecas Escolares;

              - os pavilhões gimnodesportivos.

 

 3 – Objetivos do CAA

Com vista ao cumprimento dos objetivos gerais e específicos definidos no artº 13º do Decreto-Lei nº 54/ 2018, o Centro de Apoio à Aprendizagem mobiliza recursos e apoia o desenvolvimento das atividades que de seguida se apresentam:

 

Objetivos Gerais

(Nº 2 do artº 13º do DL nº 54/2018)

Objetivos Específicos

(Nº 6 do artº 13º do DL nº 54/2018)

Operacionalização

a) Apoiar a inclusão das crianças e jovens no grupo/turma e nas rotinas e atividades da escola, designadamente através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo;

 

 

b) Promover e apoiar o acesso à formação, ao ensino superior e à integração na vida pós–escolar;

 

c) Promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida autónoma.

a) Promover a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem;

 

b) Apoiar os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem;

 

c) Apoiar a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação para as diversas componentes do currículo;

 

d) Desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;

 

e) Promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem;

 

f) Apoiar a organização do processo de transição para a vida pós-escolar.

- Coadjuvação (1º CEB)

- Apoio educativo

- Assessorias

- Apoio especializado (Ed. Especial, Psicologia, Terapia da Fala e Ocupacional)

- Acompanhamento por assistentes operacionais

- Docente de Educação Especial de referência

- Criação de um banco de recursos (em desenvolvimento)

- Equipas pedagógicas

- Salas OREO

- Salas de ensino estruturado

- Atividades de enriquecimento curricular

- Bibliotecas escolares

- Desporto Escolar

- Estágios de sensibilização em contexto laboral

- Protocolos com instituições, serviços e estabelecimentos comerciais da comunidade